class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167196 node-type-noticia">

            

Pote gigante serve javali

Ter, 23/10/2007 - 10:10


A organização da Norcaça & Norpesca 2007 prepara-se para apresentar “o maior pote do mundo”, com capacidade para 1.000 litros e 2 metros de altura.

A ideia surgiu na edição do ano passado e, após várias pesquisas e contactos com fundições nacionais, os responsáveis pelo certame concluíram que o maior objecto do género, conhecido até à data, está no concelho de S. João da Madeira. Tem 650 litros e exibe a inscrição de “maior pote do mundo”, mesmo sem homologação por parte do Guiness Book. Ou seja, muito aquém da “panela à portuguesa” que será apresentada, na próxima quinta-feira, aquando da abertura da Norcaça & Norpesca.

Tendo em conta a dimensão da “panela”, é possível cozinhar 18 javalis ao mesmo tempo

Por isso, a 25 de Outubro de 2007, pelas 18:30 horas, as atenções viram-se para o pavilhão do Centro Empresarial de Bragança (NERBA), onde será conhecido um pote gigante que já faz parte duma candidatura ao Livros dos Recordes. Apesar da projecção que o objecto está a dar ao evento, o importante “é promover a gastronomia tradicional”, alega o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Rui Caseiro.
Assim sendo, para divulgar aquele que é um dos pratos de caça mais emblemáticos da região, “o maior pote do Mundo” vai cozinhar javali estufado durante os quatro dias de feira. O serviço será assegurado por um restaurante da cidade e, pelo valor de 10,00 euros, os comensais têm direito a refeição completa em quantidade e qualidade.
“Além de podermos ver o maior pote do Mundo, podemos saborear javali em ambiente tradicional, tal como nos convívios que as nossas freguesias organizam de forma comunitária”, explica Rui Caseiro.
Tendo em conta a dimensão da “panela”, é possível cozinhar 18 javalis ao mesmo tempo, equivalentes a 700 quilos de carne, mas tudo dependerá da procura por parte dos visitantes.
Para conceber e fabricar o pote gigante, a organização da Norcaça & Norpesca contactou várias fundições nacionais. A escolha recaiu sobre a Metafalb – Metalurgia e Fundição, SA, uma empresa sedeada em Albergaria-a-Velha, que produziu o enorme utensílio sob a marca Alba. “Não é fácil fazer um pote destes. A própria empresa reconheceu que se meteu numa aventura ao aceitar esta encomenda, mas correu tudo bem”, recorda o autarca.