Pólo escolar para Salsas

PUB.

Ter, 20/12/2005 - 15:00


A aldeia de Salsas, no concelho de Bragança, vai ter um pólo escolar, para agrupar as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo de cinco freguesias.

Esta é a convicção do presidente da Junta de Freguesia daquela localidade, Filipe Caldas, que garante que já existem conversações com o Centro da Área Educativa de Bragança e com a Câmara Municipal para que Salsas seja contemplada com um dos pólos escolares que vão nascer no Mundo Rural.
Na óptica do autarca, esta aldeia tem condições para receber os alunos das freguesias de Serapicos, Sendas, Quintela e Pombares, dado que as crianças podem tomar as refeições no Centro de Dia evitando, assim, deslocações.
Com a criação deste pólo escolar vão ser reunidas cerca de 40 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo das aldeias vizinhas, para uma escola que, este ano, já sofreu uma ampliação e melhorias ao nível das portas e janelas.
Esta revelação foi feita na passada quinta-feira, no dia da festa de Natal das crianças, que se reuniram para cantar, representar e declamar poesia.
Os mais pequenos festejaram o Natal com muita alegria e ficaram radiantes com a chegada do Pai Natal, que distribuiu prendas a todas as crianças.
Segundo a professora do primeiro ciclo, Eugénia Ribeiro, este dia é ansiado por todos os alunos, para quem o Menino Jesus e o Pai Natal são as figuras emblemáticas desta quadra.
A festa de Natal comemorada entre idosos e crianças é uma tradição nesta aldeia, mas este ano foi restringida aos mais pequenos devido ao falecimento de um habitante de Salsas.