Ter, 14/08/2007 - 10:41
No total, são cerca de 40 quadros a óleo, aguarela e alguns desenhos, da autoria de Anilda Fernandes, que já vai na sua sexta mostra de trabalhos.
Segundo a pintora, “os trabalhos expostos emanam uma sensibilidade alimentada na frescura da cor que sobressai e predomina, atravessando todos os temas abordados”. Com harmonia e beleza, as mãos percorrem telas, pintando paisagens transmontanas. A sua vertente artística é uma paixão serena, que o perfume da pintura preenche.
Nas telas de Anilda Fernandes estão presentes as paisagens, as gentes, as emoções e o tesouro de tradições nordestinas, desencadeando uma viagem genuína pelos encantos da região.
Dificilmente se poderá passar despercebido a esta exposição, onde a pintura de Anilda Fernandes é uma linguagem que convida o espectador a ler, a ver, a conhecer, a sentir e a sonhar.
Francisca Anilda Fernandes nasceu em 1946 na aldeia de Deilão, concelho de Bragança e desde cedo escolheu a pintura para editar os sentimentos que lhe iam na alma. Revelou o seu gosto por várias formas de arte, como por exemplo, estanhos, vidro, tridimensionais, pintura a óleo, aguarela e bordados à máquina, embora a pintura a óleo seja a sua eleita.
Impulsionada por um espírito de iniciativa e curiosidade, continua a investir cada vez mais no âmbito prático e no desenvolvimento das suas capacidades no que se refere às artes e, mais precisamente na área da pintura a óleo.




