Piaget quer intercâmbios

PUB.

Ter, 06/12/2005 - 14:47


Nuno Ferreira é o novo presidente da Associação de Estudantes do Instituto Jean Piaget/Nordeste (AEJP), em Macedo de Cavaleiros.

O dirigente, natural de Freixo de Espada à Cinta, conseguiu 454 votos naquelas que foram as mais concorridas eleições de sempre. Ao todo votaram 868 estudantes, sendo 19 brancos e 6 considerados nulos. Nuno Ferreira encabeçou a Lista O e defrontou a Lista H, que obteve 389 votos nas urnas.
Na hora da vitória, o jovem presidente, que frequenta o 4º ano de Educação Física, pretende desenvolver um vasto leque de actividades ao longo deste ano lectivo. O responsável só tem pena que o mandato para o qual foi eleito não tenha dois anos de duração. “É uma proposta que vamos fazer, porque só num ano é difícil fazer um trabalho em condições”, reconhece Nuno Ferreira.
Além das propostas já apresentadas no manifesto eleitoral, a equipa vencedora pretende organizar actividades capazes de projectar a região e a instituição no exterior. Uma delas é um encontro de estudantes dos diversos Institutos Piaget espalhados pelo País, que poderá ter a albufeira do Azibo como o palco principal.
Para tal, a AEJP espera obter mais apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e da própria direcção do Piaget/Nordeste. “As festas estudantis já não só do Piaget, são da cidade toda”, recorda o dirigente, referindo-se à Semana Académica e à Recepção ao Caloiro.

Intercâmbio com África

Outras das preocupações da associação estudantil passa pela elaboração de um desdobrável com a relação das casas, apartamentos e quartos disponíveis para aluguer, contendo os preços, localização e contactos. “Temos de avançar com isto, porque é de grande utilidade para os novos alunos”, acrescenta Nuno Ferreira.
A noite macedense será outro dos temas de um roteiro, dado que a AEJP quer organizar actividades ao longo de todo o ano e em diversos estabelecimentos da cidade, num programa que culminará com a eleição do Mister e Miss Finalista.
Mas, como a vida estudantil não é só boémia, também pode estar para breve um programa de intercâmbio com os Institutos Piaget de todo o País, bem como de Angola, Moçambique e Cabo Verde.
O leque de propostas é grande, mas a dívida de 60 mil euros é um dos aspectos que preocupa a actual direcção. Para resolver o problema, Nuno Ferreira vai propor à direcção do Piaget a retirada de 30 euros de cada mensalidade dos alunos. “Bastaria fazer isso num único mês para termos a dívida controlada”, sustenta o dirigente.