Paulo Quintela homenageado

PUB.

Ter, 20/12/2005 - 15:48


O lançamento da revista “Memórias” e do livro “Paulo Quintela” marcou, na passada quarta-feira, o encerramento das comemorações do centenário desta “figura ilustre” que nasceu e cresceu em Bragança.

O patrono do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela (AEPQ) é recordado como “um exemplo do bragançano maior que rumou a Coimbra e à Europa, porque a terra onde nasceu e cresceu não o conseguiu conter”.
Segundo o presidente do conselho directivo do AEPQ, Germano Lima, Paulo Quintela foi um “homem de paixões que nunca esqueceu a sua Terra Natal”, pelo que o agrupamento quer mantê-lo vivo na memória dos alunos e responsáveis da escola, mas também da comunidade.
Para tal, aquele agrupamento lançou uma revista comemorativa dos cem anos do nascimento de Paulo Quintela, que representa, ao mesmo tempo, um pouco da história daquele estabelecimento de ensino.

Livro e retrato

Professores de diferentes gerações e funcionários escreveram vários artigos temáticos sobre o patrono da escola, para mostrarem à comunidade parte da vida e obra do homem que deu o nome a um estabelecimento de ensino que se foi transformando ao longo dos anos.
Os alunos também tiveram uma participação activa no lançamento desta obra e usaram diversas técnicas de pesquisa para conhecerem Paulo Quintela. “O método mais usado pelos estudantes foi a Internet, dado que a escola tem vindo a apostar nas novas tecnologias. Depois também recorreram ao Arquivo Distrital e a obras já lançadas sobre esta figura emblemática”, acrescentou Germano Lima.
As comemorações do centenário daquela “figura ilustre” do panorama nacional foram, igualmente, marcadas pelo lançamento do livro “Paulo Quintela”, da autoria de João Cabrita, e do retrato alusivo ao tempo em que o patrono da escola tirou o doutoramento, pintado por Helena Canotilho.
No dia da homenagem, a sobrinha de Paulo Quintela, Ana Paula Quintela, recordou o seu tio com saudade, mas, ao mesmo tempo, como um homem “simples e grandioso”, que vivia cada minuto da sua vida com muita intensidade.

Rua em Bragança

O tributo a este transmontano, que foi obrigado a abandonar a terra natal para concretizar os seus sonhos, vai ficar completo com a criação da Rua Paulo Quintela.
Esta artéria vai nascer no âmbito da requalificação da avenida General Humberto Delgado e vai ligar o Campo do Trinta à Avenida D. Sancho, junto ao Mercado Municipal. Dado que a rua vai ficar contígua à escola Paulo Quintela, será baptizada com o nome do seu patrono.
Esta vai ser a última acção dedicada a esta figura ilustre levada a cabo na cidade de Bragança no âmbito das comemorações do seu centenário.