Ter, 25/09/2007 - 10:35
Integrado nas festas de Santa Bárbara, o evento contou com a participação de oito grupos, que actuaram perante uma multidão de espectadores. “O festival já vai sendo conhecido e tem tido cada vez mais adesão”, explicou o presidente da direcção da Caramonico – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo, Gualdino Raimundo.
A actuação dos Pauliteiros nas festas de Santa Bárbara é considerada uma tradição pela população local, uma vez que só dançavam nesse dia. “Só actuavam uma vez por ano e era nesta altura, pelo que depois decidimos começar a realizar o festival”, referiu o responsável.
Com oito dançarinos, os Pauliteiros integram, ainda, três instrumentistas e duas porta-bandeiras. Já os Pauliteiricos são crianças que, posteriormente, poderão integrar o grupo principal. “Podem entrar desde pequenos e, mais tarde, passar a Pauliteiros”, sublinhou Gualdino Raimundo. Conhecidos além fronteiras, este grupo dos adultos vai actuar na Alemanha, já no próximo mês de Outubro.
A Caramonico promove, além do festival de folclore, diversas actividades desportivas e culturais, como torneios de futebol ou passeios pedestres.



