Ter, 17/07/2007 - 10:14
Esta iniciativa, organizada pela autarquia local, visa fomentar a sociabilização entre todas as freguesias do concelho, num encontro baseado na mensagem “Unidos pela Fé. Solidários na amizade”.
Logo pela manhã, a população e entidades locais receberam o bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira, que presidiu à eucaristia celebrada pelo cónego João de Barros. A missa é um dos pontos mais marcantes do encontro, dado que as pessoas vivem a sua fé em convívio com familiares e amigos.
Após um almoço gigantesco, os participantes passaram uma tarde lúdica ao som da Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta e de um grupo de Música Tradicional.
A fé, a amizade e o convívio mobilizaram os habitantes do concelho de Freixo de Espada à Cinta
Esta iniciativa também proporciona o reencontro de pessoas, que passam grandes temporadas sem se verem. Os vizinhos e amigos, aliás são como os familiares, pois criam-se laços muito fortes que podem ser partilhados neste (re) encontro.
Por isso, o presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, José Santos, afirma que “estes convívios tornam-se num encontro que facilita a amizade entre todos, que propicia o nascimento de inter-ajudas e que pode, e deve, trazer a reconciliação”.
Tendo em conta que há muitos idosos afectados pela solidão, este evento também é uma forma de proporcionar o convívio entre gerações e, ao mesmo tempo, fazer lembrar a algumas pessoas a alegria de outros tempos.
Para o ano, a autarquia perspectiva mais um Encontro de Paróquias na Congida, onde a amizade, a fé e o convívio voltarão a estar em destaque.



