Ter, 18/09/2007 - 11:21
Com a inauguração do espaço, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé (CMAF) acredita que estes edifícios podem ser melhorados se tiverem alguma utilidade para a população residente. Neste caso, a abertura do Centro de Apoio vai permitir que os idosos passem os seus dias de uma forma mais agradável, pois, até à data, não dispunham de um espaço para a ocupação dos seus tempos livres.
Segundo o presidente da CMAF, João Carlos Figueiredo, “este género de equipamentos só devem ser recuperados se tiverem utilidade pública”.
Recorde-se que, no concelho de Alfândega da Fé já encerraram 22 estabelecimentos de ensino, sete deles já transformados em albergues turísticos, que têm registado bastante procura.
O autarca refere, no entanto, que nem todas as escolas podem ser aproveitadas para fins turísticos, pelo que é necessário encontrar outra função. Para já, está definido um mapa de prioridades, no qual se segue o restauro das antigas escolas de Saldonha e Soeima, até ao final do corrente mandato autárquico.
Recorde-se que a intervenção em cada edifício ronda os 25 mil euros, consoante o estado de conservação.



