Ter, 29/11/2005 - 15:38
Srª Doutora
Tenho 25 anos e estou a contactá-la porque passou-se algo na minha vida que me entristece e que me tem feito pensar muito. O caso é o seguinte: namora há já bastante tempo com um rapaz que andava com más companhias. Avisei-o muitas vezes, ameacei-o mesmo. Ele prometia mudar. Pensei que o tivesse feito até que descobri que continuava tudo igual. Os meus pais descobriram e apesar de ter 25 anos, exigiram que eu me afastasse dele. Fiz isso, não apenas porque eles queriam, mas porque achei que seria melhor para mim. Só que tenho vontade de o ajudar. Ele pede-me mesmo que o ajude a sair desta vida em que anda metido. Só que eu já sofri tanto, já fiz sofrer quem mais gostava que estou com dúvidas. Porque sei que, mesmo que seja amiga dele e o tente ajudar me vou envolver e tenho medo de voltar a passar por tudo.
O que me aconselha?
Obrigada
Maria – Bragança
Maria,
É natural que se sinta confusa e indecisa, pois a situação que está a vivenciar é complicada, e requer alguma calma e ponderação.
Pelo que pude entender, o seu namorado está com sérias dificuldades em sair da “vida em que anda metido”, e que mesmo ameaçado não recuou.
No que nos referiu, salienta-se o facto de ainda gostar dele e a vontade que tem de o ajudar, mas o medo de voltar a experienciar novamente a situação é evidente.
No entanto, nestes casos, por vezes, as pessoas mais próximas não conseguem ajudar, e acabam por se envolver ainda mais.
Neste sentido, quando se está envolvida emocionalmente (como é o seu caso), não existe distanciamento suficiente para ajudar e o melhor mesmo é aconselhá-lo a procurar um especialista. Assim, só resta decidir se a Maria está disposta a ajudá-lo desta forma e, posteriormente, se assim o desejarem, retomar a vossa relação.
É necessário coragem para esta decisão, e é simplesmente a Maria que a pode tomar…força!!!