class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166770 node-type-noticia">

            

Paisagens inspiram transmontana

Ter, 21/08/2007 - 11:10


Aos 61 anos, Alcina Moreira, natural de Sobreiró de Cima, no concelho de Vinhais, concretizou um sonho de infância, transpondo para a tela os seus dotes de pintura. As paisagens transmontanas inspiram esta artista, que decidiu dedicar-se à pintura depois de se ter reformado. “Quando trabalhava em Lisboa tinha uma vida muito activa. Vim para cá cuidar da minha mãe e decidi ocupar os tempos mortos pintando quadros”, salientou Alcina Moreira.

Considera-se uma “amante” das artes e afirma que gostaria de aperfeiçoar a técnica da pintura a óleo. “Se aparecessem formações nesta área, em Vinhais, era a primeira a inscrever-me”, realça.
No passado sábado, esta transmontana conseguiu concretizar mais um sonho. “Já tinha sido convidada para expor em Vinhais, mas eu sempre disse que a primeira exposição tinha que ser na minha terra. Por isso, estou muito feliz”, enfatiza Alcina Moreira.
Os 27 quadros apresentados em Sobreiró não deixaram indiferentes as pessoas que por ali passaram, já que a maioria deles desconhecia, mesmo, a faceta artística da autora das telas.
Apesar dos elogios e da vontade manifestada por algumas pessoas em adquirirem um quadro, Alcina Moreira afirma que não quer vender nenhuma das suas obras. “Tenho um amor muito grande a cada quadro. Parece que representa um bocadinho de mim”, acrescentou, emocionada.
Durante a exposição na sua terra natal, Alcina Moreira foi convidada pela Câmara Municipal de Vinhais a expor as suas obras na vila. No futuro, afirma que gostaria de mostrar as suas obras noutros locais.