Nuno Pires vence sexta prova da Taça Regional de XCM

PUB.

Ter, 19/06/2018 - 14:52


Betetista do Monóptero Bikers foi o mais rápido na distância de 50 km. Miguel Ruivo destacou-se na curta distância. XV Maratona da Vimont pontuou para a Taça de Portugal.

A localidade de Vilar do Monte, Macedo de Cavaleiros, recebeu, no domingo, a sexta prova da Taça Regional de XCM da Associação de Ciclismo de Bragança, a XV Maratona da Vimont.

Com a Serra de Bornes como cenário os betetistas não tiveram tarefa fácil face ao calor sentido e num percurso em que o acumulado chegou aos 2220 metros de altitude na maratona a pontuar para o nacional, 1270 para a etapa de 50 km e 950 para a distância curta (30km).

Na maratona, Nuno Pires acabou por superar a concorrência e venceu a geral de distância longa e em Elite/sub-23, com o tempo de 02:29:40. “Foi bastante difícil. O percurso tinha muitas subidas longas e bastante inclinação”, disse o betetista do Monóptero Bikers.

Na segunda posição ficou Rui Morais do Velo Clube de Bragança, que também salientou a dureza do percurso. “Tinha uma subida muito dura até chegar às antenas. A altimetria era grande e o calor também complicou”.

O pódio da classificação geral da maratona ficou completo com Pedro Pires da Vinhais Extreme, na terceira posição.

Na prova de distância curta, de 30 km, o vencedor foi Miguel Ruivo do Clube de Ciclismo de Macedo seguido de Bohdan Malanka (A.A.Campo Redondo) no segundo lugar e Ruben Santarém (Vinhais Extreme) no terceiro.

No sector feminino, Cátia Vaz (Teamgiant) foi a vencedora em Elite/Sub-23 e Susana Mandim (Vimont) triunfou na categoria de Master. 

 

Organização critica número de reduzido de participantes nas competições

 

Em prova estiveram perto de cem betetistas, um número aquém das expectativas da organização. Octávio Aires, vice-presidente da Vimont e que também está em competição na Taça Regional de XCM, lamenta a sobreposição de provas na região que acabam por dispersar os participantes.

“Há cada vez menos participantes nas provas do distrito. Não sei de quem é a culpa, se das organizações ou da Associação de Ciclismo de Bragança. A nossa maratona costuma ser no final de Setembro e quando nos propuseram esta data, 16 de Junho, era para ser uma maratona diferente, a pontuar para o nacional e sem eventos perto neste dia. Isso não aconteceu porque em Boticas há uma prova da taça de Vila Real e uma prova de triatlo em Mogadouro”, disse.

A XV Maratona da Vimont pontuou ainda para a Taça Nacional de XCM com vitória de Agostinho Cunha.

Quanto à Taça Regional de XCM da ACB tem mais duas provas em calendário, dia 7 de Outubro em Vinhais e dia 28 do mesmo mês em Macedo de Cavaleiros.

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira