Neve repentina

PUB.

Ter, 17/01/2006 - 15:59


O nevão que caiu no Nordeste Transmontano, na madrugada de anteontem, impediu a realização acção de campanha que o candidato do PS à Presidência da República, Mário Soares, agendou para Bragança.

Algumas estradas ficaram intransitáveis, em especial o IP4, onde as autoridades tiveram dificuldades em repor a circulação no Alto de Rossas. Outras das complicações fizeram-se sentir na EN 103, entre Bragança e Vinhais, e na Estrada da Serra, que liga a capital de distrito a Torre D. Chama. O acesso a Alfândega da Fé, através da serra de Bornes, bem como as zonas de Quintanilha e Amendoeira, ambas no IP4, também estiveram cortadas ao trânsito.
Diversos condutores foram apanhados de surpresa e ficaram retidos na neve, tendo sido registados “alguns pequenos despistes, ainda que sem graves consequências”, avançou fonte dos bombeiros e da protecção civil de Bragança.
Ontem, após o intenso nevão, foi a vez do gelo actuar, adiando a resolução do problema de circulação de veículos e peões. Contudo, “todas as vias já tinham sido abertas ao trânsito, à excepção da estrada que liga Vinhais a Moimenta”, segundo um responsável da GNR.
Devido à intempérie, os agrupamentos escolares decidiram suspender as actividades lectivas de grande parte dos estabelecimentos do concelho de Bragança. “As que não encerraram estão a funcionar a meio gás”, informou o coordenador do Centro da Área Educativa de Bragança, Manuel Pires.
A rede de transportes escolares também esteve paralisada, esperando-se que seja reposta ainda hoje, a par das actividades lectivas.