class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166569 node-type-noticia">

            

Música Medieval em Carrazeda

Ter, 10/07/2007 - 10:35


Durante este mês, Carrazeda de Ansiães vai transformar-se num grande palco da música medieval onde actuarão alguns dos grupos mais representativos da especialidade. Trata-se do VI Festival de Música medieval, um evento organizado pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, com direcção artística de Pedro Caldeira Cabral. A iniciativa abriu no passado sábado com o grupo Media Vox Ensemble, liderado por Filipa Taipina. A Igreja de Parambos foi o cenário escolhido pelo agrupamento apresentar o hino em canto gregoriano: “Ave Sponsa et Mater”. Refira-se que o grupo foi formado em 2004, tendo como objectivo o estudo e interpretação da música sacra medieval.

No dia seguinte, a Igreja de Zedes recebeu os sons contagiantes do grupo “Amar contra o silêncio”, sob a direcção de Tiago Costa Freire. No vasto repertório musical, o grupo deu especial enfoque à lírica profana dos trovadores dos séculos XIII e XIV. O Rei D. Dinis, Martim Codax e Airas Nunes foram alguns dos autores cantados.
No próximo sábado, na igreja de Pombal de Ansiães, o Ensemble Amadis traz uma nova interpretação do legado poético-musical da tradição sefardita (dos judeus expulsos da Península Ibérica que cantam em ladino e se espalharam pela Europa), centrado na temática do amor. O grupo gaulês apresentará a sua obra “Cantos de la vida”.
Por último, o agrupamento de Pedro Caldeira Cabral, La Batalla, encerra o Festival no Centro Cívico de Ansiães.
O grupo irá apresentar “O Espelho do Amor”, um trabalho que reúne a produção poético-musical trovadoresca do século XII ao XIV.