class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166618 node-type-noticia">

            

Museu dedicado ao azeite

Ter, 17/07/2007 - 10:25


A Cooperativa Agrícola de Olivicultores de Murça (CAOM) inaugurou, na presença do ministro da Agricultura, Jaime Silva, um Núcleo Museológico ao ar livre.

Este espaço pretende mostrar às pessoas a evolução do azeite, as suas qualidades e os processos de transformação da azeitona, desde os primórdios aos dias de hoje.
Este projecto teve como promotora a Associação Douro Histórico e foi comparticipado pelo programa comunitário LEADER+.
No que toca a novos projectos, a Cooperativa Agrícola de Olivicultores de Murça (CAOM) lançou recentemente uma garrafa de azeite de 2 litros (l) e perspectiva, ainda durante este ano, o lançamento de garrafas de 0,20l, direccionando o produto para a restauração.
Actualmente, o Azeite Porca de Murça é absorvido pelos mercados nacional e internacional, tendo sido exportado para Macau, França, Bélgica, Holanda e Noruega. Ainda assim, segundo o responsável da Cooperativa, Alfredo Meireles, “há intenções de entrar no mercado americano, com boas expectativas face ao Brasil”.
Na campanha de 2006/2007, CAOM transformou dois milhões de quilos de azeitona, tendo produzido 400 mil litros de azeite. A qualidade do produto final é resultado de todo o esforço dos sócios, que entregam um produto de qualidade, e de todo o processo de extracção do azeite. Pois, a azeitona é apanhada e o azeite é fabricado nas próximas 24 horas, o que permite que o azeite conserve as características naturais.