Montalegre prepara Feira do Fumeiro

PUB.

Ter, 06/12/2005 - 16:45


A Câmara Municipal de Montalegre organizou uma reunião com os produtores inscritos na XV Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, que vai decorrer naquela vila de 26 a 29 de Janeiro de 2006.

A sessão de esclarecimento, que decorreu no salão nobre da autarquia, focou, essencialmente, o estado actual do certame e os cuidados a ter, de modo a que tudo corra da melhor maneira.
O certame conta já com 139 produtores inscritos e 1069 animais identificados, números que deixam a organização satisfeita. Além da manutenção dos produtores já inscritos, verifica-se uma ligeira subida, assim como no número dos suínos identificados. É que dos 139 produtores inscritos, encontram-se 13 jovens com projectos para o futuro.
A XV Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso já vai decorrer no Parque de Exposições e Feiras de Montalegre, um novo recinto que vem dar resposta aos anseios dos expositores e visitantes. Ao certame acorrem, anualmente, milhares de pessoas, vindos de todo o País, em especial da zona Norte, e da vizinha Espanha. A maioria acorre a Montalegre para conhecer e saborear as tão faladas iguarias barrosãs.
Antes do certame, a Câmara Municipal de Montalegre vai levar a cabo, no próximo dia 11, a matança do porco segundo os velhos costumes, em Paredes do Rio, na freguesia de Covelães.
Ainda que algumas aldeias do concelho mantenham viva a tradição, esta prática está ameaçada de extinção, pelo que a iniciativa visa contribuir para manter esta prática tipicamente transmontana.