class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166666 node-type-noticia">

            

Mogadouro com nova reserva de água

Ter, 07/08/2007 - 11:35


Para ajudar no combate a incêndios florestais, a Câmara Municipal de Mogadouro (CMM) disponibilizou um importante ponto de água que vai permitir o abastecimento de mais meios aéreos, bem como viaturas das cooperações que servem o Planalto Mirandês (Mogadouro, Vimioso, Sendim e Miranda do Douro). A infra-estrutura está localizada na freguesia de Saldanha, no concelho de Mogadouro, e custou cerca de 200 mil euros financiados através do programa comunitário Interreg. Caso seja necessário, a barragem estará também ao dispor dos meios aéreos espanhóis, já que o projecto é transfronteiriço.

Segundo o vereador das Obras Públicas da CMM, António Pimentel, “além da ajuda no combate a fogos florestais, a reserva de água vai colmatar a eventual falta do precioso líquido nos meses mais quentes”.
Esta reserva está situada numa localidade que tem um dos maiores efectivos pecuários do concelho de Mogadouro, pelo que irá, também, servir os animais. “Cada espécime gasta, em média, 200 litros de água por dia”, explicou António Pimentel.
O abastecimento através desta barragem pode ajudar a equilibrar as contas dos produtores, já que cada um gasta, em média, cerca de 75 euros de água por mês.
Com esta nova albufeira, o concelho de Mogadouro fica com três importantes hídricas num raio de 20 quilómetros, sendo considerada uma “importante ajuda” no combate a incêndios florestais.