Mirandês presidencial

PUB.

Ter, 13/12/2005 - 15:08


Acaba de ser lançado o primeiro livro em língua mirandesa, considerado de “abrangência nacional”.

“L miu purmeiro lhibro an Mirandés “, da autoria de Carlos Ferreira e com fotografias de Paulo Magalhães, inclui um prefácio do Presidente da República, Jorge Sampaio, que escreve, pela primeira vez, em língua mirandesa.
Esta atitude do Chefe de Estado vem dar maior visibilidade à “lhéngua”, pois demonstra que o mirandês “é uma língua da República”.
O livro tem notas explicativas da autoria do comendador Amadeu Ferreira, irmão do autor, que tenta demonstrar um pouco da história do que é a língua mirandesa e a sua evolução.
No prefácio, Jorge Sampaio escreve que “nas democracias abertas e plurais como a nossa, a unidade é constituída na diversidade, que é sempre enriquecedora, e no respeito pelas minorias. O mirandês é uma língua de Portugal, que respeitamos e cuja a sua preservação é louvada”.
O Chefe de Estado garante que, este livro, “escrito na segunda língua oficial de Portugal, tem um notável valor cultural, pedagógico e cívico”.
Do conteúdo da obra destacam-se pequenas histórias recolhidas na base da tradição oral, que depois são tratadas pelo autor, não sendo, de todo, uma recolha oral directa.
O livro, que foi apresentado no passado dia 4, em Sendim, foi escrito em mirandês, de acordo com a regra da Convenção Ortográfica, mas inclui tradução para português.
Para que todos conheçam e treinem a fonética, a obra faz-se acompanhar de um CD, que permite ao leitor ouvir o conteúdo em mirandês.