class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166706 node-type-noticia">

            

Mirandela perde Cardiologia em permanência

Ter, 14/08/2007 - 10:14


Desde o passada dia 6 que o hospital de Mirandela deixou de dispor do regime de prevenção 24 horas de Cardiologia. A decisão partiu da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte que pretende alargar os serviços de Cardiologia aos hospitais de Bragança e Macedo de Cavaleiros que, juntamente com o de Mirandela, integram o Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE).

Deste modo, já estão a ser efectuadas as marcações de consultas externas de Cardiologia nas três unidades de saúde, que serão asseguradas pelos dois médicos cardiologistas que, até aqui, se mantinham em regime de prevenção 24 horas em Mirandela.
Apesar do regime de prevenção terminar na Cidade do Tua, grande parte dos utentes vão continuar a ser assistidos por médicos internistas com formação específica. Já os episódios mais graves e urgentes, como enfartes do miocárdio, serão encaminhados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, que acolhe a única Unidade de Cuidados Intensivos Coronários da região.
Em 2006, a unidade de Mirandela do CHNE deu resposta a 800 casos urgentes, sendo que 60 por cento tiveram alta, pelo que podem, normalmente, ser assistidos por médicos internistas. Já os dois cardiologistas atenderam 84 casos de enfarte agudo do miocárdio, tendo transferido cerca de um terço para a Unidade de Cuidados Intensivos Coronários de Vila Real.