class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166536 node-type-noticia">

            

Mirandela inventaria património cultural

Ter, 03/07/2007 - 11:44


A Câmara Municipal de Mirandela (CMM) apresentou, no passado dia 22 de Junho, o inventário cultural do património do município. A base de dados vai estar disponível para consulta na Internet, onde o público em geral e funcionários da autarquia podem aceder à informação para procederem a estudos, passar requerimentos ou despachos. Desta forma fica uniformizado o acesso à informação sobre o património. Trata-se de uma plataforma informática de gestão patrimonial que engloba o património arqueológico e arquitectónico do concelho, bem como todas as peças de arte do município, que se encontram distribuídas pelo centro cultural e outras instalações museológicas da autarquia.

Comparticipado pelo Programa Operacional da Cultura em cerca de 230 mil euros, este projecto data de 2004, altura em que foi feito um levantamento preliminar sobre o valor do património de todo concelho.

Conhecimento do património permite definir política de reabilitação dos monumentos

Deste estudo resultou a constatação da estagnação patrimonial, uma falha que resulta da ausência de dinamização e valorização por falta de estudos. Para contrariar essa realidade, em 2006 foi criada uma equipa multifacetada com capacidades nas várias vertentes culturais e artísticas, que traçou uma estratégia tripartida: caracterização, valorização e dinamização.
O resultado da primeira fase foi agora tornado público. Este arquivo vai ainda dar origem a uma carta do património municipal, que será afecta ao PDM, exigindo que sejam seguidas “políticas de intervenção ao nível da reabilitação do património”, concluiu o autarca.