class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166859 node-type-noticia">

            

Mirandela

Ter, 04/09/2007 - 10:55


A Câmara Municipal de Mirandela (CMM) arrancou com uma campanha de vacinação dos cães do concelho para evitar a propagação da raiva. Esta preocupação surge na sequência da ida de caçadores de Mirandela para a fronteira com Espanha, onde existe a doença, que se pode transmitir ao homem através de um mordidela.

“Não há tratamento para as pessoas, que acabam a agonizar numa cama, pelo que, como medida profiláctica, todos os cães devem ser vacinados”, aconselha a veterinária da CMM, Liliana Pinto, que percorre, diariamente, todas as aldeias do concelho para vacinar os canídeos. “Não é uma tarefa fácil porque as pessoas ainda têm muitos fantasmas no que diz respeito à vacinação dos cães de caça, pois dizem que mata e tira o faro”, refere a veterinária.
Contudo, para Liliana Pinto, estas são desculpas utilizadas para justificar a falta de vacina. “Antigamente, matava e tirava o faro porque era uma vacina viva, mas hoje é atenuada, pelo que não mata nem tira o faro”, recorda a responsável.