class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166627 node-type-noticia">

            

Lobo Antunes Doutor da UTAD

Ter, 17/07/2007 - 10:37


A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) homenageou o escritor António Lobo Antunes,com a atribuição do título de Doutor Honoris Causa.

Durante a cerimónia, que decorreu no passado dia 6, António Lobo Antunes afirmou que “cada vez que ganha um prémio ou uma distinção, que agora chovem em catadupas, a desconfiança é enorme, porque as dúvidas também são cada vez maiores”.
Com a atribuição deste título, a UTAD pretendeu fazer uma homenagem ao escritor, mas também à Literatura Portuguesa.
Já para António Lobo Antunes, “este tipo de cerimónias significa, cada vez mais, um exercício de humildade”. Por isso, acrescentou que a única forma de agradecer o título é “escrever livros que não vos envergonhem a vós, pois a mim, de certa maneira, envergonham-me sempre”.
O autor de importantes obras da Literatura Portuguesa salientou, ainda, que a sua vida perderia todo o sentido se não pudesse continuar a escrever. Por isso, realçou que “é sempre demasiado cedo para se poder ajuizar o trabalho de um escritor”.
O Doutoramento Honoris Causa foi apadrinhado pelo irmão do homenageado, o neurocirurgião João Lobo Antunes, que enalteceu todo o percurso de homem e do escritor.