class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166546 node-type-noticia">

            

Lebução já tem “quartel”

Ter, 10/07/2007 - 10:16


Desde o passado dia 30 de Junho que a antiga escola primária de Lebução, no concelho de Valpaços, acolhe uma secção dos Bombeiros Voluntários de Valpaços (BVV). Durante a cerimónia, o comandante da corporação, Jorge Sampaio, sublinhou o papel da autarquia na execução da obra, que “vai beneficiar toda a população de Lebução e arredores”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Valpaços (CMV), Francisco Tavares salientou que tal feito só foi possível devido ao esforço conjunto de todas as entidades envolvidas, como a Junta de Freguesia de Lebução (JFL), CMV e BVV.
Instalada num espaço já construído, esta secção do quartel é “um bom caso de aproveitamento de uma estrutura já existente e que devia ser transposta para outros lugares”, tal como referiu o secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões.
Recorde-se que a adaptação do edifício da antiga escola primária passou pela sua recuperação total, uma vez que foi necessário criar compartimentos para albergar as camaratas, balneários, sala de reuniões e administrativas, bem como a construção de um espaço de apoio, com garagem, depósito de reserva de água e cozinha com refeitório.
Este equipamento, que representa um investimento de cerca de 125 mil euros suportados pela CMV, vai servir mais de 1500 pessoas, uma vez que também abrange as freguesias vizinhas de Lebução.
A inauguração contou, também, com a presença do governador civil de Vila Real, António Martinho, do presidente da JFL, José Pinheiro e o presidente da direcção da Associação Humanitária dos BVV, César Augusto.