class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166829 node-type-noticia">

            

A lavagem de pneus

Ter, 28/08/2007 - 11:47


O potente equipamento de alta pressão existente nas estações de lavagem para automóveis podem causar danos se apontados para muito perto dos pneus.

Por isso, é necessário manter uma distância mínima de 20 cm entre o bocal do spray e o pneu. Se assim não for, o equipamento de alta pressão pode danificar a parede do pneu. Os detergentes normalmente usados também são problemáticos já que podem infiltrar-se entre o pneu e a falange da jante, levando a borracha a mudar de posição na jante.
As máquinas de lavar com alta pressão são um meio comum de lavar automóveis, MPVs e vans. As instruções para a sua utilização devem, contudo, ser lidas cuidadosamente de modo a evitar danos nos pneus.
O motivo está na grande pressão gerada por alguns bocais do equipamento. Se forem apontados muito de perto do pneu, este pode ficar com a parede lateral danificada. Assim, os peritos que trabalham no Departamento de Serviço ao Cliente da marca Continental fizeram alguns testes e estão a avisar os condutores para manterem uma distância mínima de 20 cm entre o bocal e o pneu.
Distância suficiente significa, também, evitar o risco de os detergentes ou os produtos químicos virem a alojar-se entre o pneu e a jante, o que poderia vir a originar o deslizar do pneu na jante durante a travagem ou a aceleração.