Ter, 11/09/2007 - 10:42
A nova promessa do futebol transmontano viajou, numa primeira fase, até à Academia de Alcochete para prestar treinos de captação.
Com o cenário futebolístico já de olhos postos na nova estrela bragançana, foi a vez dos portistas atacarem acerrimamente, até porque a prospecção azul e branca era forte em Bragança.
Paulo Lico, olheiro do Porto e ex- técnico de Kika, já vinha seguindo o jogador há muito tempo. Por isso, de Bragança até à cidade Invicta foi um instante. Chamado a treinar nos dragões, os técnicos não tiveram dúvidas quanto ao seu valor e pasmaram com a inteligência e dribles estonteantes do atleta. A partir daí, nunca mais Kika teve sossego. Todos os jogos realizados pela Escola Crescer eram observados por alguém do Futebol Clube do Porto. Numa última fase foi um dos principais olheiros do Porto, João Luís (também ele nordestino), a assistir com regularidade aos dotes futebolísticos do craque da Escola Crescer. Todo este processo culminou com a vinda do Porto ao torneio “Crescer Jogando, levando Kika a assinar contrato com os dragões por uma época.
Feitas as malas, Kika mudou-se para a cidade portuense, onde, com o apoio dos pais e alguns familiares, se sentiu como em casa, não obstante algum nervosismo na etapa inicial.
Iniciados os treinos, rapidamente o atleta foi seleccionado para a equipa principal dos sub – 12, lado a lado com as vedetas maiores do Porto. Na verdade, com a humildade de sempre, Kika respondeu ao desafio com classe, agarrando a oportunidade com “unhas e dentes”. A prová-lo está o golo da vitória frente ao Candal, o tento obtido no triunfo diante do Paços de Ferreira e, no último sábado, mais um para a conta pessoal. 3 jogos, 3 golos e quase sempre o herói das partidas.
Perante este cenário, os pais prometem ajudar no sonho de Kika, garantindo todas as condições para ele triunfar no mundo da bola… e dos estudos. O seu pai, Vitorino Miranda, esclarece que apenas quer o melhor para o filho. Por isso “os estudos serão sempre a primeira prioridade”.
Para já, o médio esquerdo, que neste início de época já usou a camisola 13, 10 e 8, vai respondendo com muita maturidade aos desafios propostos.
Na próxima semana, será conhecido o acordo final entre portistas e Kika. Isto é, se continua no Porto ou regressa temporariamente a Bragança, caso as condições oferecidas pelos azuis não agradem ao jogador e à sua família.



