Jogo apela à poupança de água

PUB.

Ter, 06/12/2005 - 16:46


Alertar as pessoas para a importância da água no dia-a-dia é o principal objectivo do CD multimédia lançado, no passado dia 26, pela Azimute - Associação de Desportos de Aventura e Ambiente.

Trata-se de um trabalho criado para os mais pequenos, que é composto por três jogos que alertam para os problemas do consumo excessivo de água, bem como para a poluição dos recursos hídricos.
No jogo, intitulado “O Sabichão”, os participantes são desafiados a responderem a 18 questões acerca da água e dos procedimentos que se devem ter quando se usa este líquido precioso em 150 segundos. Já no jogo sobre a “Apanha de Lixo” os pontos são adquiridos consoante a quantidade de resíduos que for apanhada. Ou seja os jogadores vão tentar apanhar o maior número de lixo possível e deixar cair ao rio todas as gotas de água pura.

Aprender a jogar

Este CD interactivo e didáctico fica completo com o jogo das diferenças, onde são colocadas duas imagens com procedimentos certos e errados, em que os participantes têm que encontrar o que está mal.
A par dos jogos, as crianças também podem obter algumas informações sobre a água e satisfazer curiosidades sobre este bem precioso, indispensável à vida no mundo dos seres vivos.
A seca que assolou o País durante o Verão passado foi o motivo que levou a Azimute a dedicar este segundo jogo ao “Universo” da água, para sensibilizar os adultos a racionalizarem o consumo, através da voz dos mais pequenos.
“É importante alertar as populações para a escassez e o uso indevido deste bem que é cada vez mais escasso nas nossas torneiras, principalmente no Verão”, acrescentou o presidente da Azimute, João Cameira.
Este trabalho, apoiado pelas Câmaras de Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Vinhais, está a ser distribuído por todas as escolas do 1º ciclo do distrito.