class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167241 node-type-noticia">

            

Javali aprovado

Ter, 30/10/2007 - 11:54


A apresentação do pote gigante acabou por centrar as atenções na Norcaça & Norpesca, que terminou anteontem em Bragança. Ao longo de quatro dias, cerca 16 mil pessoas passaram pelo pavilhão do Centro Empresarial de Bragança, muitas delas atraídas pela curiosidade de provar javali guisado num pote com 600 quilos e 2 metros a altura.

Após a abertura oficial do certame, decorreu a apresentação do pote gigante, com o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, a dar a primeira garfada nas dezenas de quilos de carne de javali que preencheram o jantar inaugural. “Está muito bom”, revelou o autarca, após ter chegado à boca da enorme panela com ajuda duma grua e duma colher metálica de metro e meio.
O objecto saiu dos fornos da Metafalb – Metalurgia e Fundição, sedeada em Albergaria-a-Velha, e obrigou a organização da Norcaça & Norpesca a engendrar um processo mecânico para mexer a carne, evitando a exposição do homem às altas temperaturas.
Apesar da enorme panela ter sido anunciada como o “Maior pote do Mundo”, desconhece-se se entrará no Guinness World Records, até porque esta entidade ainda não demonstrou interesse na candidatura. “Pode ser inscrito ou não, e neste sentido faremos a candidatura, mas o importante é promover a nossa gastronomia, em que o javali aparece como um dos principais pratos de caça”, salienta o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Rui Caseiro.
A abertura do certame contou com a presença do director da Circunscrição Florestal do Norte, Luís Filipe Lopes, que anunciou a reabertura da caça ao veado na Zona de Caça Nacional da Lombada, interrompida este ano por falta de batedores. “Queremos calendarizar a caça ao veado já no próximo ano, pelo que já estão a ser formados dois batedores especificamente para a Lombada”, revelou o responsável.