Ter, 17/07/2007 - 09:52
Além de livros, estantes e mesas de leitura, o espaço conta com dois computadores, onde a população pode aceder à Internet, gratuitamente.
Na hora de avaliar as vantagens do estatuto de vila, a presidente da Junta de Freguesia de Izeda (JFI), Rosa Galhardo Pires, considera que o tempo tem jogado a favor da localidade. “Aquilo que peço é que em todos os aniversários tenhamos sempre coisas novas, pois nestes últimos 17 anos Izeda ganhou bons espaços ajardinados, um Centro de Saúde renovado, novos equipamentos e infra-estruturas que contribuem para melhorar a qualidade de vida”, considera a autarca.
Com o campo de futebol em fase de conclusão, Rosa Galhardo Pires garante que continuará a pedir obras à Câmara Municipal de Bragança, mas sem descurar equipamentos fundamentais para fixar a população mais jovem, como é o caso do Posto de Internet agora inaugurado. “Apelo aos mais novos para que, daqui a 17 anos, estejamos aqui, ainda com melhores condições de vida”, defende a responsável.
Requalificação da Casa do Povo arranca no início do próximo ano
Uma das apostas a curto prazo é a requalificação da Casa do Povo, que deverá arrancar no início do próximo ano, em simultâneo com o arranjo da avenida de Nossa Senhora da Assunção.
O projecto contempla uma sala polivalente com 200 metros quadrados, dotada de palco, cozinha, arrumos, sanitários, átrio e uma sala de exposições com 145 metros quadrados.
A JFI espera, ainda, arrancar com a construção da Casa Mortuária, cujo projecto aguarda aprovação.
Além da inauguração da biblioteca, as comemorações da elevação a vila contaram com a apresentação do livro “Augusto Manuel Alves da Veiga – Chefe Civil da Revolta do Porto de 31 de Janeiro de 1891”, da autoria de Raul Morais.
O aniversário foi encerrado com a actuação da Banda de Música de Izeda, após um lanche-convívio aberto à população.



