Ter, 17/07/2007 - 10:32
Os castelhanos Tredare, os portugueses Dazkarieh, os bascos Kepa Junkera e a Banda de Gaitas de Ortigueira da Galiza.são, igualmente, nomes sonantes que vão passar de Festival.
Se nas edições anteriores foram realçadas as músicas provenientes das terras galegas e asturo – leonesas, nesta edição, o destaque vai para a música da Irlanda, representada por duas das suas mais importantes formações: Four Men and a Dog e Solas. Trata-se de dois grupos que partilham entre si o gosto pelos diálogos interculturais, estando prevista a apresentação de propostas musicais que ultrapassam as fronteiras de expressão musical.
As relações de proximidade geográfica e cultural com a vizinha Espanha, levam a que a programação do festival tenha sempre em conta a presença de grupos do outro lado da fronteira, que, por norma, são sempre aclamados pelos seus compatriotas, que se deslocam em número significativo à vila transmontana.
Para além da música, há outras actividades paralelas que passam pela realização de uma missa intercéltica no último dia do festival, a famosa taberna dos celtas, que está aberta toda a noite. Ou seja, é criado um ambiente propício para que os amantes do folk dêem asas à imaginação combinando a música e a festa.



