class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166514 node-type-noticia">

            

Homenagem na hora do adeus

Ter, 03/07/2007 - 10:49


A vila de Torre de Moncorvo homenageou, no passado dia 23, o professor Gaspar Martins Pereira, presidente demissionário do Museu do Douro. No encontro, organizado pelo Museu do Ferro, Câmara Municipal e Associação do Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo (PARM), foi enaltecido o trabalho desenvolvido por Gaspar Pereira, que começou por chefiar a Equipa de Missão que arrancou com o Museu do Douro, tendo, posteriormente, assumido a direcção da instituição.

Sócio do PARM há cerca de 16 anos, o professor de História aproveitou a cerimónia da homenagem para falar sobre o tema “Museus, território e desenvolvimento – reflexão a partir do Douro”. Durante a palestra, Gaspar Martins defendeu o “museu de território”, uma instituição onde, para além dos objectos, também devem fazer parte pessoas, lugares e o saber fazer tradicional. Nessa perspectiva, o professor realçou que, no caso do Douro, deve ser criada uma estratégia que alie a viticultura e o turismo.
A palestra foi antecedida por um almoço, que contou com cerca de 40 pessoas, onde o presidente do PARM, Eduardo Carvalho, alargou a homenagem aos deputados Lino de Carvalho (já falecido) e António Martinho, autores do projecto de lei que criou o Museu do Douro, bem como a toda a equipe de Gaspar Martins Pereira, com destaque para Francisco Silva, que também abandonou o cargo recentemente.
Durante a cerimónia, o presidente demissionário realçou os pontos altos da sua passagem pelo Museu, lamentando a forma como o conselho de administração da Fundação Museu do Douro conduziu o processo que o levou a abandonar o cargo.
A homenagem culminou com uma visita ao Museu do Vinho/Oficina Vinária, na Quinta das Aveleiras (Moncorvo).