class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166729 node-type-noticia">

            

Habinordeste ao ataque

Ter, 14/08/2007 - 10:58


O Clube Habinordeste é uma associação cultural e desportiva fundada em 2004 por um grupo de pessoas ligadas ao desporto e a uma empresa de construção civil, a qual deu origem ao próprio nome da associação.

Apesar dos poucos anos de vida, o clube já conheceu o sabor do Nacional em 2005/2006, mas acabou por descer no ano seguinte.
Agora, a história repete-se, mas com uma orquestra diferente e determinada em singrar no mundo do Futsal.
Depois de sagrar campeão distrital, o Clube Habinordeste prepara o assalto à III Divisão Nacional na ânsia de realizar um bom campeonato. Para já, Filipe Gonçalves lamenta a perda do seu “bombardeiro”, Machado, em quem depositava a maior parte da confiança defensiva para o seu esquema táctico predilecto, o 3x1 defensivo. No entanto, os reforços vão chegando e todos eles de grande calibre e provas dadas no Futsal.
Filipe Gonçalves olha para o novo desafio com cautelas e conta que, pelo que tem visto, “a III Divisão está mais exigente, pois já se assumiram 7/8 candidatos à subida, o que retrata bem a sinuosidade do caminho a percorrer”.
Sem avançar com objectivos muito rígidos, o técnico “habinordestino” diz que propor a manutenção pode pecar por defeito ou por excesso, pois considera que a III Divisão ainda é uma incógnita. “Vamos jogar partida a partida para conquistar os 3 pontos, tal como fizemos o ano passado, sabendo, à priori, que o sacrifício vai ser a chave da vitória”, revela.

PERFIL
Filipe Gonçalves. 31 anos. Professor de Educação Física.
Iniciou a carreira como preparador físico nos Pioneiros durante 3 anos na II Divisão Nacional. Depois afastou-se dos violetas duas épocas para se sagrar campeão regional no Desporto Escolar, com a equipa do Moncorvo. Conquistado o êxito, orientou a equipa feminina e juvenis dos Pioneiros, tendo recebido o convite para treinar o Clube Habinordeste, no qual se sagrou, na época anterior, Campeão Distrital de Futsal.
Um treinador irrequieto, moderno e eloquente que dá primazia ao bem-estar da equipa, qualquer que seja a situação.

A experiência do clube nas provas nacionais não é muita, mas o sucesso, explica Filipe Gonçalves, “passa pelas primeiras 10 jornadas, para não acontecer o mesmo que a experiência anterior, na qual a Habinordeste amealhou, apenas, 5 pontos”.

Futuro do clube passa pela formação de jovens da terra

Confrontado com o facto da Habinordeste ser o grande clube da cidade, o treinador é peremptório: “O Clube Habinordeste é a equipa que tem o projecto mais claro, mais sólido e verosímil”. O técnico lamenta, ainda, que os Pioneiros tenham perdido a força de outros tempos e não tenha uma capacidade de renovação.
No que concerne à sustentabilidade, o projecto da Habinordeste passa pela formação, à semelhança de outros clubes como o Macedense, visando uma auto-suficiência com qualidade. Por isso, a colectividade participou o ano anterior com o escalão de infantis. “Queremos ter sempre uma equipa juvenil e acompanhá-la, desde cedo, até aos séniores, para termos verdadeiros intérpretes do Futsal”, afirma Filipe Gonçalves.
A formação feminina é também um projecto para continuar, até porque deram bem conta de si no último campeonato distrital, onde apenas foram superadas pelas macedenses.
Rematando, o Clube Habinordeste quer repetir a alegria do ano anterior, até porque vencer é um hábito que Filipe Gonçalves gosta de manter.

Entradas – Licas (ex. Académico Mogadouro), Matos (Pioneiros) e Higuita (ex. Pioneiros). Dúvidas: Honorato (ex. Académico de Mogadouro) e Flávio (Pioneiros).
Permanências – Bruno, Cortinhas, Paulo, Pipoca, Alex, Beto e Hugo.
Saídas – Machado, Vasco, Marco, Daniel e Nuno.
Equipa técnica – Filipe Gonçalves e Paulo (jogador e treinador adjunto).

Agenda
18 de Agosto - participação no torneio dos Pioneiros (Pioneiros, Habinordeste, Mirandela e Santa Eucrácia).
29 de Agosto – testes médicos.
30 de Agosto a 1 de Setembro – mini-estágio em Boticas, com realização de 2 jogos, frente ao Boticas e Sapiãos.
Apresentação da equipa aos sócios – segunda semana de Setembro.