class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166542 node-type-noticia">

            

Fresno com cara nova

Ter, 10/07/2007 - 10:11


Após três anos de trabalhos ao longo de 1,5 quilómetros, o rio Fresno, que banha Miranda do Douro, apresenta-se com cara nova. O que no passado era um curso de água praticamente seco, especialmente em tempo de Verão, deu lugar ao Parque Urbano do rio Fresno, uma espécie de “mini Polis” que veio dar um “outro fôlego” àquela zona da cidade. A empreitada custou cerca de cinco milhões de euros e foi financiada pela Rota da Terra Fria e pelo Programa Operacional do Ambiente.

A área foi limpa, foram criados circuitos pedonais em plenas margens do rio, foi construído um embarcadouro com vários equipamentos de apoio, para além de um espelho de água controlado por cinco mini barragens. O património existente ao longo da área intervencionada foi recuperado, como é o caso de velhas azenhas, moinhos e fontes, e foi colocada iluminação em todo o percurso.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, este espaço é o novo pulmão da cidade, já que foram criadas condições de excelência para o turismo e lazer. “O mais importante foi a recuperação de todo o património, que, na sua maioria, estava escondido pela vegetação. Foi uma obra dispendiosa, mas vai dignificar toda a cidade”, sublinhou o edil.
Manuel Rodrigo considera esta obra bastante importante, mas salienta que as intervenções nas aldeias nunca pararam, visto que têm o mesmo grau de importância, apesar de serem mais baratas.
O Parque Urbano do rio Fresno foi “apadrinho” por José Sócrates, na altura em que o actual primeiro-ministro ocupava o cargo de Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território. A obra é inaugurada amanhã, no âmbito das comemorações do 462º aniversário da elevação de Miranda à categoria de cidade.