class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166742 node-type-noticia">

            

Freixo recria entrega de Foral

Ter, 21/08/2007 - 10:36


Freixo de Espada à Cinta vai receber fundos comunitários que permitirão viabilizar um projecto para recriar a entrega da carta de foral àquela vila, no reinado de D. Afonso Henriques. O cenário será montado numa das salas da secular Torre Heptagonal – um monumento singular em termos arquitectónicos – e reconstituído o mais fielmente possível, sendo que as figuras das personagens intervenientes serão elaboradas em cera, à semelhança do já acontece em projectos idênticos espalhados um pouco por toda a Europa.

Freixo de Espada à Cinta vai dispor, ainda, de um novo espaço, o Museu Etnográfico e da Memória, que ficará instalado no edifício da antiga cadeia, tendo sido, para isso, recuperado e adaptado.
Os artefactos que, no passado, fizeram parte do dia-a-dia das pessoas ficarão agora imortalizados no novo espaço, que será um ponto de atracção turística.
“Este espólio tem de ser preservado e identificado. Uma parte significativa foi recolhida e oferecida por algumas pessoas do concelho”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, José Santos.
Os técnicos que têm a responsabilidade de montar o espaço estão a visitar outras unidades de modo a dar forma ao Museu Etnográfico e da Memória de Freixo de Espada à cinta
As obras de recuperação e adaptação do edifício da antiga cadeia custaram cerca de 12.500 euros aos cofres da autarquia.