Ter, 23/10/2007 - 10:06
Ricas e saborosas do ponto de vista alimentar, as sopas foram, durante varias décadas, a base de alimentação das gentes do campo e a primeira refeição do dia antes de se partir para uma jornada de trabalho.
Tendo por base as simples sopas de batata, o engenho de cada um depressa transformou estes pratos em verdadeiras refeições elaboradas, como as sopas de tomate com ovo, de espargos, das matanças. A lista é longa e pode variar de região para região, dependendo da abundância dos produtos da terra.
“Toda a gente que ia trabalhar para o campo comia sopas logo pela manhã.”, relembra Isabel Eugénio, proprietária de uma casa de turismo rural na vila.
Visitantes aproveitaram para saborear petiscos tradicionais
O tradicional pão, que acompanhava todas as refeições, era o complemento ideal. Quem andava por fora a trabalhar levava consigo um pedaço que era, muitas vezes, comido em conjunto com a fruta da época.
Nas merendas, o fumeiro e a carne de porco salgada eram, também, um complemento gastronómico importante, sendo rara a família que não matava um porco para alimentar o agregado ao longo do ano.
Estes percursos foram, assim, relembrados e as merendes simples de outros tempos foram dando lugar a elaboradas ementas, em que os produtos endógenos ocupam um lugar de destaque.
“Deslocamo-nos a Freixo de Espada à Cinta para provar estes petiscos, já que andamos um pouco cansados da comida de plástico, pois aqui os alimentos são genuínos e têm um sabor inconfundível”, observavam Albano e Regina Gomes, um casal oriundo do Porto.
Já o presidente da CMFEC, José Santos, desafiou a restauração do concelho a aproveitar esta mais valia económica, pois as sopas e merendas podem fazer parte dos cardápios durante todo o ano. “Esta ideia de se realizar um certame dedicado as sopas e merendas é um tributo à gastronomia local e regional e pretende funcionar como um estímulo à restauração e um desafio a potenciais investidores nesta área”, salientou o autarca.
O certame terá continuidade e já se pensa num alargamento a concelhos vizinhos do Douro Superior.


