Ter, 26/06/2007 - 10:18
Assim sendo, a Câmara Municipal de Mogadouro (CMM) já instalou meios no terreno, de modo a fazer cumprir os objectivos traçados. Limpeza e fiscalização da mata junto a aglomerados populacionais vão ser as primeiras medidas a serem tomadas. Estas acções serão implementadas com o objectivo de evitar incêndios e serão fiscalizadas com o apoio da Brigada Verde da GNR.
Além do PMDF, também o Plano Operacional Municipal (POM) foi aprovado com o objectivo de distribuir os meios no terreno, com vista à vigilância e primeira intervenção das equipas de combate a fogos florestais.
Toda a coordenação de meios humanos e material passará pela coordenação do recém-criado Gabinete Municipal de Apoio Florestal.
Segundo o vereador da CMM, Dário Mendes, os grupos já receberam formação com vista à prevenção e primeira intervenção nas florestas. “O concelho dispõe de vários elementos dos sapadores florestais que já estão prontos para a época de incêndios que se avizinha”, explica o autarca.
Edilidade vai avançar com programas para conservação e limpeza dos caminhos e pontos de água
A autarquia tem, também, em curso um conjunto de candidaturas a programas que visam a manutenção e limpeza de caminhos e pontos de água em todo o concelho. “Até ao momento, o Governo ainda não deu nenhuma resposta, sendo que estes instrumentos são importantes para a prevenção e combate de incêndios florestais de grandes dimensões”, salienta Dário Mendes.
O concelho de Mogadouro, com uma área total de 756 quilómetros quadrados, dispõe de uma equipa de sapadores florestais operacional desde o passado mês de Janeiro, atribuída à Associação de Produtores Florestais do Nordeste (APFN).
No entanto, a autarquia já se mostrou disponível para, celebrar um protocolo como a APFN com vista à limpeza das matas no Inverno, bem como vigilância e primeira intervenção no Verão
Na óptica do representante da APFN, Jorge Machado, a silvicultura preventiva é o principal mecanismo para evitar incêndios florestais. “Ser for bem executada irá facilitar a intervenção dos bombeiros e das equipas de sapadores em caso de incêndio”, explicou.



