Ter, 17/07/2007 - 10:32
Esta iniciativa, que contou com a participação oito canções inéditas, visa promover a língua mirandesa e, ao mesmo tempo, incutir o gosto pela música a todos os participantes.
Este ano, o Festival foi vencido pela canção “ Cachicos de Bida”, com letra e música d a autoria de Fernando Fernandes. O prémio para melhor interpretação foi para Marisa Pardal Lavrador, com o tema “Mouro”, e o troféu de melhor letra foi atribuído a Emílio Martins, que cantou o tema “ A paixaros culas rateiras”.
Esta iniciativa também pretende estimular a produção musical em língua Mirandesa, bem como incentivar o aparecimento de novos compositores, autores e intérpretes.
Durante a Semana Cultura de Miranda destacaram-se, ainda, uma iniciativa levada a cabo por jovens do concelho, denominada “Aeróbia ao som da gaita-de-foles”, o festival de gaiteiros e tamborileiros e o festival de danças mistas. A semana Cultura termina, no próximo sábado, com a actuação do Coro da Câmara de Lisboa.
Miranda do Douro comemorou, este ano, 462 anos desde a sua elevação à categoria de cidade, promulgada pelo rei D. João III.



