class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167356 node-type-noticia">

            

Exercício à la carte = a gato por lebre.

Ter, 13/11/2007 - 10:59


Título estranho?! Sim, se separado do conteúdo que o acompanha. Contudo, há uma razão que o justifica. É inegável que estamos numa época de grandes e constantes inovações em todas as áreas. Então na área ligada ao exercício físico é uma autêntica loucura. Aqui, aparecem continuamente inovações; todas baseadas na lei do menor esforço, com a pretensão de substituir o exercício físico tradicional. Prometem trabalhar o corpo todo, de uma forma simples, rápida e indolor (o que é extremamente importante para o consumidor…), conseguindo que o seu utilizador perca peso e aumente a tonificação muscular!!! E nem sequer é preciso investir muito tempo. Bastam uns minutos por dia, duas ou três vezes por semana!!!

Meu Deus!!! Tanto tempo e trabalho investido a estudar anatomia, fisiologia, biomecânica aplicada e técnicas de treino, para agora me virem dizer que, afinal, se consegue ficar em forma sem esforço e nuns escassos minutos diários. E a julgar por aqueles corpos… HUUFFF, que forma!!!
Bom, depois disto, o que me resta dizer é… SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!!! Já o disse aqui mais vezes, mas vou repetir. E por este andar de certeza que não vai ser a última.
Não se iludam! Ficar em forma, sem esforço e enquanto o diabo “esfrega um olho” não existe. Só por milagre! Mas, tanto quanto sei, os milagres só acontecem por intervenção divina. A única coisa que se aproxima dessa designação é o resultado que o cirurgião plástico alcança com o seu bisturi. Mas embora este “milagre”não requeira esforço algum, não é de todo indolor, garanto-vos. Ah, é verdade, a intervenção também demora algum tempo…
Aqui, a acontecer, o milagre é feito por cada um que queira que ele aconteça. E para que ele possa acontecer, devem ser observados certos e determinados procedimentos que requerem algum esforço, tempo e determinação, tais como, por exemplo, um regime alimentar variado, equilibrado na quantidade e na qualidade dos nutrientes, seguir um bom programa de exercício físico, digno desse nome, que terá necessariamente que ter mais do que alguns minutos de duração, que requeira um certo grau de esforço para o realizar na totalidade, que respeite a individualidade biológica da pessoa a que se destina e um longo etc… de outros factores sumamente importantes. Ou seja, quem quer bolota trepa!!! Não há outra forma….
Causa-me um certo desconforto intelectual que haja quem pretenda agir de uma forma correcta, simples e ao mesmo tempo rápida e séria, sobre uma coisa com características tão próprias quanto o corpo humano!!! Este assunto é demasiado sério para ser tratado assim... de ânimo leve!!! É da saúde física (e psicológica até) das pessoas que se trata e depende de muitos factores, que variam de pessoa para pessoa. Não é como ir á praça comprar fruta!!!
O aumento da adiposidade e da flacidez corporal não acontece de um dia para o outro. Acontece por excessos que se cometem no dia a dia, ao longo de vários meses e ao longo dos anos, normalmente associados a má e desadequada nutrição e ao sedentarismo. Querem que eu acredite que é possível eliminar o efeito de todos esses excessos com rapidez, recorrendo apenas a um programa de exercício, se é que se pode chamar isso de exercício, que apenas lhe preenche alguns minutos do seu precioso tempo?!! Sem esforço?!!
Por favor, não insultem a minha inteligência…