class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167246 node-type-noticia">

            

Escola e quartel acolhem turistas

Ter, 30/10/2007 - 12:01


Dois antigos edifícios públicos da freguesia de Peredo de Bemposta, no concelho de Mogadouro, estão a ser transformados em alojamentos turísticos. Assim, a antiga escola primária vai dar lugar a duas moradias do tipo T2, enquanto que o quartel da Guarda-Fiscal será aproveitado para a construção de um apartamento T2. O investimento ronda os 160 mil euros, co-financiados por fundos europeus. Os imóveis estão separados por algumas dezenas de metros, o que vai permitir a construção de alguns equipamentos e a recuperação dos que já existem.

Desta forma, será construída uma piscina ao ar livre, sendo que no local já existe um polidesportivo sintético que permite a prática de várias modalidades desportivas. A área envolvente será embelezada e serão colocadas algumas infra-estruturas de apoio.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Peredo de Bemposta, Pedro Lopes, o empreendimento estará concluído no próximo mês de Dezembro e entrará em funcionamento no início de 2008. “A área envolvente à aldeia sempre foi muito procurada e, agora, ficaremos com melhores condições para recebermos quem nos visita”, salientou o autarca.

Câmara tenciona recuperar outros edifícios escolares, como é o caso de Urrós

De acordo com o vereador das Obras Públicas da Câmara Municipal de Mogadouro (CMM), António Pimentel, a intervenção vai permitir a criação de um mini – complexo turístico que servirá de suporte a várias actividades turísticas em crescimento na localidade.
“Peredo de Bemposta é uma freguesia que, além de ser muito procurada por pessoas que se dedicam à caça e pesca, está inserida no Parque Natural do Douro Internacional, um destino turismo de excelência no concelho de Mogadouro,”explicou o autarca.
A aldeia, que dista cerca de quatro quilómetros do rio Douro, está dotada de cais de embarque que permite a atracagem de embarcações de recreio.
“Já há dois empresários de localidades espanholas vizinhas de Peredo interessados em criar uma empresa de dinamização turística com a disponibilização de uma embarcação de transporte de turistas”, afiançou António Pimentel.
A CMM tenciona recuperar todos os edifícios escolares do tempo do Estado Novo e reconvertê-los em equipamentos de suporte às actividades turísticas. A próxima intervenção do género está já projectada para Urrós.