class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162640 node-type-noticia">

            

Escola Abade Baçal distinguida

Ter, 22/11/2005 - 14:50


Após arrecadar o primeiro lugar no ranking das melhores escolas distrito de Bragança, a Escola Secundária Abade Baçal conseguiu ganhar mais um prémio no concurso nacional de jornais escolares, promovido pelo jornal “Público”.

O trabalho desempenhado, ao longo do ano, por alunos e professores no jornal escolar “Outra Presença” recebeu uma Menção Honrosa no projecto “Público na Escola” que, apesar de não se traduzir em prémio financeiro, é vista como um incentivo para os jovens estudantes melhorarem o seu trabalho.
Segundo a coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Abade Baçal, Luísa Lopes, este é já o segundo prémio alcançado neste concurso. “Há dois anos obtivemos o segundo prémio, que foi um impulso muito importante para o jornal, visto que a participação e o interesse dos alunos aumentou. Agora, conseguimos uma menção honrosa que, apesar de corresponder a um quarto lugar, também é muito importante para nós”, acrescentou a responsável.

Actualidade sempre presente

Para os alunos e professores, esta distinção é encarada como “a confirmação da qualidade do jornal”, uma vez que a publicação de “Outra Presença” conseguiu uma Menção Honrosa entre centenas de jornais que participaram no concurso.
De acordo com Luísa Lopes, a publicação escolar, que é publicada três vezes por ano, procura abranger um vasto leque de informação.
“Para além das actividades que decorrem no meio escolar, o jornal está aberto à comunidade, pelo que os alunos vão para a rua fazer reportagens. Também temos um espaço reservado a temas nacionais e internacionais, onde se abordam, essencialmente, os valores humanos, como por exemplo a eutanásia ou o aborto.
A par dos alunos e docentes, os funcionários do estabelecimento também participam, dado tratar-se de uma periódico aberto ao contributo da comunidade escolar.

Desenvolver espírito crítico

A coordenação dos trabalhos está a cargo do Clube de Jornalismo, composto por cerca de 15 alunos, que estão responsáveis pela paginação do jornal e pela selecção e distribuição dos temas.
Na óptica da docente, o jornal é um desafio para os alunos, uma vez que são obrigados a estar atentos àquilo que os rodeia, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a sua capacidade crítica.
A responsável acrescenta, ainda, que a passagem pelo “Outra Presença” incute, na maioria dos alunos, o “bichinho” do jornalismo, o que originou uma secção intitulada “Saudade”, totalmente aberta aos antigos alunos.