Ter, 28/08/2007 - 10:36
A iniciativa pretendeu promover momentos de convívio entre a população de Murça e aqueles que saíram para o estrangeiro à procura de novas oportunidades e que regressam, nesta época do ano, à sua terra natal. “Esta festa é uma oportunidade de reencontro entre aqueles que partiram em busca de diferentes condições de vida por essa Europa e aqueles que todos os anos os aguardam no seu País de origem”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Murça (CMM), João Teixeira.
Os homenageados e familiares assistiram, assim, às actuações do Grupo de Cantares “Amigos de Murça”, Rancho Folclórico “Os Murcenses” e da Casa do Povo de Viralandelo, de Valpaços, que estiveram em palco durante cerca de um hora e meia.
Após os espectáculos, a cantora Fernanda do Amparo apresentou o seu novo trabalho dedicado a Murça.
Murça integra a localidade com mais emigrantes no Luxemburgo de Portugal
Fiolhoso, concelho de Murça, conta com cerca de 800 pessoas a residir no Luxemburgo, o que a transforma na “aldeia mais luxemburguesa de Portugal”.
Trinta anos após a partida dos primeiros filhos da terra para o estrangeiro, Fiolhoso é a localidade de Trás-os-Montes que regista a presença de mais emigrantes nesta época do ano.
Atendendo a este fenómeno, a autarquia celebrou protocolos com os municípios de Beaufort (Luxemburgo), Le Cendre (França), Sepello (Itália) e Rácóczifalva (Hungria).
Já com o objectivo de dar a conhecer alguns autores portugueses aos filhos de emigrantes, a CMM vai oferecer cerca de 300 obras a escolas do Luxemburgo.



