Ecopista atrasada

PUB.

Ter, 06/12/2005 - 14:36


O troço da ecopista entre Moncorvo e Larinho ainda não foi aberto porque a autarquia ainda não conseguiu terminar os trabalhos de recuperação daquele percurso turístico.

O presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (CMTM), Aires Ferreira, já tinha anunciado a abertura deste trajecto, com cerca de quatro quilómetros, para o mês de Novembro, mas as obras ao longo da linha ainda estão longe de terminar.
Segundo o edil, houve alguns problemas com a empreitada, pelo que não foi possível finalizar os trabalhos na data prevista.
“Deparámo-nos com três falhas, nomeadamente o atraso na colocação do piso por parte do empreiteiro, a não ligação da luz eléctrica no troço urbano pela EDP e o não fornecimento da estrutura pré-fabricada”, acrescentou Aires Ferreira.

Estação vira escola de música

Estes contratempos levaram a autarquia a mudar os planos para a recuperação do troço Moncorvo-Larinho. Agora, o estaleiro camarário que se encontra na estação de Moncorvo poderá mudar para a zona industrial, o que evitará a aquisição do pré-fabricado destinado ao aluguer das bicicletas e sanitários.
A recuperação da estação de Moncorvo é outra das apostas do município para valorizar aquele espaço. Numa primeira fase, os trabalhos vão incidir na remodelação do edifício , posteriormente, a estação vai albergar a futura escola de música do concelho de Moncorvo.
“Nós procuramos rentabilizar o dinheiro que se ia gastar com o pré-fabricado, que ia servir, apenas, temporariamente”, realçou o edil moncorvense.
A requalificação da estação está orçada em cerca de 100 mil euros. Contudo, o autarca garante que é um investimento precioso para o concelho, dado que a experiência com a escola de música, levada a cabo no Verão passado, foi um sucesso.

Novo prazo até final do ano

Em relação à continuação da ecopista entre Moncorvo e o Carvalhal, Aires Ferreira garante que os problemas com os colectores de saneamento, que tinham sido colocados ao longo da linha pela empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, já estão resolvidos, uma vez que o piso já foi compactado.
Apesar dos avanços e recuos nesta obra, o troço da ecopista entre Moncorvo e Larinho, deverá abrir até final do mês, mas sem o aluguer de bicicletas. Já o percurso Larinho-Carvalhal só vai ser aberto no mês de Março.
Recorde-se que o contrato de concessão de património entre a REFER e a autarquia local, com vista ao arranjo da antiga linha do Sabor para fins turísticos, já foi assinado há cinco anos, mas as obras de recuperação do troço só foram iniciadas este ano.
De acordo com o protocolo, a empresa cede o canal ferroviário, enquanto as obras para a reutilização da linha estão a cargo do município.