Dia diferente na discoteca

PUB.

Ter, 13/12/2005 - 14:41


A discoteca Mercado foi palco, na passada segunda-feira, de uma festa bastante diferente do habitual. No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Núcleo Distrital de Bragança da Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal (REAPN), promoveu uma actividade lúdica dirigida aos utentes de 15 instituições do distrito de Bragança.

O evento, que reuniu centenas de pessoas de todas as idades, pretende, segundo a técnica do Núcleo Distrital de Bragança da REAPN, Paula Lopes, “sensibilizar a sociedade em geral para a necessidade de se pôr fim à segmentação entre pessoas com e sem deficiências”. A iniciativa passa pela promoção do contacto e convívio intergeracional entre portadores e não portadores de deficiências, evitando o distanciamento e a segmentação, que, na óptica de Paula Lopes, “leva à discriminação.”
A acção contou com o apoio do Governo Civil de Bragança e da discoteca Mercado, que contribuiu com o espaço, bebidas e funcionários.

A lutar contra problemáticas

A REAPN, uma Organização Não Governamental (ONG), nasceu em 1991 e visa sensibilizar a sociedade e as ONG, em geral, de modo a fomentar soluções e respostas relativamente ao combate à pobreza e exclusão social.
Para tal, o Núcleo Distrital de Bragança da REAPN trabalha directamente com as IPSS do distrito no sentido de as capacitar para um trabalho social mais eficaz. Em parceria com diversas instituições, opera, essencialmente, em três vertentes: informação, formação e investigação.
Actualmente, encontra-se em curso um projecto de investigação acerca dos problemas e dificuldades do distrito, de modo a que se possa intervir mais activa e seguramente na região.