class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166934 node-type-noticia">

            

Debater o Norte

Ter, 18/09/2007 - 10:34


O Castelo de Bragança foi o local escolhido por um movimento de cidadania para chamar a atenção dos governantes para os problemas que atingem o Norte do País. Deste modo, cerca de 120 pessoas visitaram, no passado sábado, o distrito de Bragança, onde se manifestaram quanto às diferenças entre o Norte e o Sul de Portugal. “O Nordeste está despejado, desertificado e com população envelhecida, pelo que o nosso objectivo é lutar pela região norte”, explicou Edgar Maia Santos, membro do movimento, associado ao blog “VimaraPeres”.

Na óptica do responsável, é essencial defender a Regionalização, “traria benefícios ao Norte, pois representaria a vinda de serviços, empregos, educação e mais desenvolvimento”. A partir deste mecanismo seria possível promover o bem-estar das populações, caso contrário, “corre-se o risco de se esgotarem todas as verbas da União Europeia no sul do País”, salientou Edgar Maia Santos.
Já para outro membro daquele movimento, Fernando Barbosa, o importante é chamar a atenção do poder central para as necessidades do Norte. “Já fomos a região mais rica e agora estamos na cauda da Europa. Só dando voz ao povo é que podemos lutar pelo Norte e isso só é possível através da Regionalização”, sublinhou o responsável.
Após a visita ao Castelo de Bragança, a comitiva rumou à Albufeira do Azibo, seguindo-se um almoço no parque de merendas e partida para outros locais do distrito.