class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166462 node-type-noticia">

            

Crianças descobrem a sua terra

Ter, 26/06/2007 - 10:09


Os alunos da Escola do Campo Redondo, em Bragança, mostraram os encantos da região através da exposição de trabalhos escolares e de uma Feira de Produtos da Terra.

Durante a semana passada, os mais pequenos mostraram à comunidade os trabalhos desenvolvidos durante o ano lectivo, dedicados ao tema “A Nossa Terra”.
Segundo a coordenadora daquele estabelecimento de ensino, Paula Carneiro, a Semana da Cultura é uma forma de reunir aquilo que foi feito por todos os alunos, como por exemplo desenhos sobre os monumentos da cidade, máscaras carnavalescas e relógios de sol. Os mais pequenos deram asas à imaginação e efectuaram diversas pesquisas para conhecerem melhor a sua terra.
“Muitas vezes as crianças vão passar férias para outros pontos do País ou até para o estrangeiro e não conhecem as tradições da sua terra. Nós quisemos colmatar essa lacuna através destas actividades”, explicou a professora.
As tradições e a gastronomia também estiveram em destaque na Feira de Produtos da Terra, que decorreu na quarta e quinta-feira, onde se podiam comprar diversos produtos, desde os frutos secos, ao fumeiro e hortaliças.
Os mais pequenos vestiram-se a rigor, com os trajes característicos do Nordeste Transmontano, e aproveitaram para ser vendedores durante o certame.
Paula Carneiro afirma que esta iniciativa, que teve como principal objectivo angariar dinheiro para a aquisição de material didáctico, teve uma franca colaboração dos pais dos alunos.
A prioridade é adquirir um projector e fazer face a algumas carências ao nível do material, até porque, segundo a professora, este ano a escola já foi alvo de quatro assaltos e ficou sem quatro computadores.