Ter, 20/11/2007 - 10:07
A medida foi anunciada em conferência de imprensa, a propósito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, no passado dia 14. Esta iniciativa pretende, assim, prevenir problemas graves e evitar deslocações ao Hospital de Santo António, no Porto. “Queremos identificar possíveis lesões e fazer com que os doentes sejam tratados localmente”, explicou Raúl Sousa, médico coordenador a nível distrital.
Para tal, a Sub-Região de Saúde de Bragança dispõe, a este nível, de uma equipa coordenadora distrital e 12 concelhias, bem como de uma podologista que cobre todos os Centros de Saúde do distrito de Bragança.
Deste modo, todos os doentes diabéticos identificados são chamados para uma consulta. Quem não tenha este tipo de patologia nos membros inferiores é reencaminhado para um médico assistente. No entanto, quem padeça de Pé Diabético é avaliado pela equipa concelhia, que o remete para os serviços da podologista.
Só no distrito de Bragança, estão identificados 7 000 doentes diabéticos, dos quais cerca de 30 por cento deverão sofrer de Pé de Diabético, sendo que, nos casos mais graves, os pacientes podem, mesmo, ser amputados.


