Comércio descontente com animação de Natal

PUB.

Ter, 20/12/2005 - 14:35


Os comerciantes da zona histórica de Bragança estão descontentes com a falta de animação e com a fraca iluminação colocada naquela zona da cidade.

Este ano, a Praça Camões voltou a passar ao lado da época natalícia, dado que não foi colocado qualquer tipo de iluminação na praça que, por sinal, até possui um monumento em homenagem ao comércio tradicional.
A animação e a iluminação de Natal fazem parte de um projecto levado a cabo pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), em parceria com a autarquia local.
Na época natalícia, a ACISB fica responsável por colocar a sonorização e promover a animação nas ruas onde está concentrado o comércio tradicional, enquanto a Câmara Municipal de Bragança (CMB) coloca a iluminação alusiva nas artérias da cidade.
Os comerciantes, contudo, sentem-se prejudicados com a falta de animação na zona histórica e defendem que as acções deviam ter começado na segunda semana deste mês.
“Eu acho que na época de Natal devia haver animação no centro da cidade, para cativar as pessoas a visitarem esta zona e fazerem algumas compras. O negócio já está mau, sem atractivos as pessoas acabam por se deslocar às grandes superfícies”, salienta Zulmira Fernandes, uma comerciante na Rua Alexandre Herculano.

Praça Camões “sem vida”

A par da falta de Pais Natal pelas ruas, os comerciantes também estão descontentes com a fraca iluminação que foi colocada na zona histórica.
“Por volta das 17 horas esta rua fica muito escura. Puseram aqui algumas lâmpadas, mas são insuficientes para chamar a atenção das pessoas”, acrescenta Isabel Fernandes, uma comerciante da Rua da República.
Já a Praça Camões não foi contemplada com qualquer tipo de iluminação, o que deixa os comerciantes, mais uma vez, insatisfeitos.
Segundo António Fernandes, que possui um estabelecimento naquela zona, é triste que na época de Natal, a praça fique completamente fria e deserta, depois de se ter gasto tanto dinheiro na requalificação do espaço,
“Não se faz nada para haver movimento nesta Praça. Durante a noite é uma tristeza porque fica quase deserta. Em plena época natalícia, deviam colocar uma árvore ao centro e iluminá-la para lhe dar vida, mas é todos os anos a mesma tristeza”, realçou o comerciante.

Autarquia alega contenção

Confrontado com este problema, o presidente da CMB, Jorge Nunes, afirma que a Praça Camões não foi incluída na adjudicação da iluminação de Natal por motivos de contenção de despesas, mas promete corrigir essa falha no próximo ano.
Em relação à animação nas ruas, o presidente da ACISB, António José Carvalho, explicou que os escassos apoios, associados à pequena contribuição dos comerciantes, não permitiu fazer uma animação de rua semelhante aos anos anteriores.
Por isso, este ano, os Pais Natal só começaram, ontem, a percorrer as ruas da cidade, para distribuírem lembranças aos consumidores. Os comerciantes, porém, defendem que esta iniciativa devia ter começado logo nas primeiras semanas de Dezembro.