class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167274 node-type-noticia">

            

Cinema regressa ao Bairro Verde

Ter, 06/11/2007 - 09:49


O antigo cine teatro da EDP, localizado no Bairro Verde, na periferia da cidade de Miranda do Douro, vai ser reconvertido e transformado num novo espaço cultural.

O novo equipamento vai ter capacidade para cerca de 100 lugares sentados e será dotado de um palco, que estará disponível para as mais variadas actividades culturais e é um espaço privilegiado para os ensaios dos grupos de pauliteiros e de danças mistas do concelho. A intervenção vai custar cerca de 200 mil euros.
Toda a área envolvente está a ser objecto de reconversão urbanística, estando já concluído um pavilhão multiusos, com capacidade técnica e acústica para a realização de vários eventos. A capela de Santa Catarina foi, igualmente, requalificada e vai ser dotada de infra-estruturas.
No espaço contíguo ao pavilhão foi construída uma cozinha industrial, que, no futuro, poderá servir de apoio a cursos de formação profissional no âmbito da restauração.
Segundo o vereador do município de Miranda do Douro, Américo Tomé, toda a área envolvente ao pavilhão multiusos e ao antigo cine- teatro poderá ser um espaço privilegiado para a promoção dos produtos endógenos do concelho. Só nesta área foram já investidos cerca de 400 mil euros.
Todo espaço foi cedido pela EDP ao abrigo de um protocolo assinado entre a autarquia e empresa, com o objectivo de serem criadas condições urbanísticas para servir outros empreendimentos que a EDP tem em vista para aquele local.
Para o terreno envolvente a estes equipamentos, o município de Miranda do Douro tem projectado uma quinta pedagógica com mais de 20 hectares, que vai mostrar aos visitantes o essencial da fauna e da flora da região do Douro Internacional.