class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162839 node-type-noticia">

            

Centro de Formação valida competências

Ter, 20/12/2005 - 14:53


O Centro de Formação Profissional de Bragança inaugurou, no passado sábado, o primeiro Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC).

Este novo equipamento tem como principal objectivo certificar as competências adquiridas pelas pessoas ao longo da vida, que podem ser complementadas, quando necessário, através da formação.
Segundo o presidente do conselho directivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Francisco Adelino, estes centros de validação de competências têm como principal objectivo esbater o choque geracional entre os jovens e os adultos, que se verifica no nosso País, nomeadamente nas zonas do Interior.
“ Cerca de 80 por cento dos portugueses tem menos de nove anos de escolaridade, enquanto a média europeia é de 30 por cento, pelo que, nos próximos anos, o Governo quer formar um milhão de pessoas e este centro é um instrumento fundamental”, acrescentou o responsável.

Qualificar para competir

Qualificar as pessoas que se encontram no mercado de trabalho para que Portugal possa ser mais competitivo é uma das prioridades do Poder Central para os próximos anos. Por isso, quer triplicar o número de centros de validação de competências em todo o País.
“É preciso ter uma estratégia para aqueles que já estão no mercado de trabalho, visto que a renovação dos postos de trabalho demora cerca de 50 anos”, acrescentou Francisco Adelino.
O CRVCC de Bragança vai começar a funcionar em pleno já no início do próximo ano, para qualificar os profissionais da região.
A cerimónia de inauguração daquele equipamento contou com a presença do ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, que anunciou a revitalização de um plano específico de emprego para a região de Trás-os-Montes, para combater o desemprego.
“Nos próximos dois meses vamos trabalhar, para que no primeiro trimestre do próximo ano esse plano esteja criado”, concluiu o governante.