Ter, 20/12/2005 - 14:53
Este novo equipamento tem como principal objectivo certificar as competências adquiridas pelas pessoas ao longo da vida, que podem ser complementadas, quando necessário, através da formação.
Segundo o presidente do conselho directivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Francisco Adelino, estes centros de validação de competências têm como principal objectivo esbater o choque geracional entre os jovens e os adultos, que se verifica no nosso País, nomeadamente nas zonas do Interior.
“ Cerca de 80 por cento dos portugueses tem menos de nove anos de escolaridade, enquanto a média europeia é de 30 por cento, pelo que, nos próximos anos, o Governo quer formar um milhão de pessoas e este centro é um instrumento fundamental”, acrescentou o responsável.
Qualificar para competir
Qualificar as pessoas que se encontram no mercado de trabalho para que Portugal possa ser mais competitivo é uma das prioridades do Poder Central para os próximos anos. Por isso, quer triplicar o número de centros de validação de competências em todo o País.
“É preciso ter uma estratégia para aqueles que já estão no mercado de trabalho, visto que a renovação dos postos de trabalho demora cerca de 50 anos”, acrescentou Francisco Adelino.
O CRVCC de Bragança vai começar a funcionar em pleno já no início do próximo ano, para qualificar os profissionais da região.
A cerimónia de inauguração daquele equipamento contou com a presença do ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, que anunciou a revitalização de um plano específico de emprego para a região de Trás-os-Montes, para combater o desemprego.
“Nos próximos dois meses vamos trabalhar, para que no primeiro trimestre do próximo ano esse plano esteja criado”, concluiu o governante.