Ter, 09/10/2007 - 10:54
Segundo o presidente da Junta de Santa Maria (JFSM), Jorge Novo, o parceiro deste estudo é a Associação Amigos dos Castelos, mas pretende-se que o roteiro seja concretizado através de parcerias entre municípios, Juntas de Freguesia e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).
“Aquilo que nós queremos é que quem visita o castelo de Bragança tenha informação sobre os outros castelos da região e vice-versa”, explicou Jorge Novo.
Na óptica do autarca, a criação da “Rede Transmontana de Castelos” é uma forma de incrementar o turismo, mas também poderá ser um instrumento para efectuar candidaturas a programas europeus e promover a internacionalização do património.
Para assinalar o Dia Nacional dos Castelos, a JFSM promoveu um percurso pedestre entre a Praça da Sé e a cidadela, onde os participantes fizeram uma visita guiada ao Castelo, Museu da Máscara e do Traje e Posto de Turismo.
No que toca à valorização do património do Mundo Rural, a Câmara Municipal de Bragança também lançou um concurso com vista à realização de trabalho de investigação em diversas aldeias do concelho, como por exemplo Castro de Avelãs, Babe e Rebordãos. A intenção é atrair turistas através do património, pelo que a autarquia pede a cooperação do IGESPAR para avançar com este projecto.



