Ter, 14/08/2007 - 10:33
A decorrer desde o início do mês, a iniciativa conta com 27 crianças inscritas que, sob a coordenação de quatro monitores, têm participado em diversas actividades no âmbito do projecto.
“Pretendemos dar a conhecer o que temos de melhor na região, principalmente a filhos de emigrantes ou a quem, mesmo residindo aqui, nunca tenha visitado museus ou o Azibo”, explicou Cláudia Caldas, uma das monitoras do programa.
Com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos, as crianças são da freguesia de Salsas ou filhos de emigrantes com ligações à localidade.
Os inscritos puderam, desde modo, conhecer o Museu do Mascarado, em Salsas, onde tiveram a oportunidade de se vestirem de Caretos, bem como assistir a filmes sobre as Máscaras Ibéricas. “Para alguns, foi a primeira vez que puderam ver como são os Caretos de Salsas e gostaram da ideia de experimentarem os trajes típicos”, referiu a responsável.
O Museu Abade de Baçal e da Máscara, bem como o Centro de Ciência Viva e o Castelo de Bragança, também integraram o roteiro do programa de OTL.
As crianças passaram, ainda, algumas tardes nas praias do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, onde, além das brincadeiras típicas na água, andaram nas canoas e gaivotas do INATEL.
Os monitores promoveram, também, um dia dedicado ao desporto, em que os mais pequenos puderam divertir-se com os jogos tradicionais, como a corrida de sacos. “Estas actividades proporcionam um dia diferente a estas crianças que, de outro modo, passariam as férias nas aldeias”, acrescentou Cláudia Caldas.



