class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167342 node-type-noticia">

            

Caretos insistem em ser Património da Humanidade

Ter, 13/11/2007 - 10:40


O Grupo de Caretos de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, deslocou-se, no passado sábado, a Pontevedra (Espanha) para participar na “Mostra do Património Cultural Imaterial Galego – Português”. Esta deslocação, apoiada pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, teve como objectivo preparar uma nova candidatura à UNESCO, para que os caretos de Podence passem a ser considerados Património da Humanidade.

Em 2005, a candidatura esteve a um passo de ser reconhecida, tendo a UNESCO recomendado aos governos de Portugal e Espanha a alteração da mesma, com vista a uma recandidatura.
Com a entrada em vigor da nova Convenção do Património Imaterial, a UNESCO alterou os procedimentos, que permitem, agora, a inscrição, de dois em dois anos, do património imaterial numa lista indicativa e ainda manifestações de carácter transnacional.

UNESCO abriu o prazo para apresentação de candidaturas até Setembro

Para já, a UNESCO abriu o prazo para a apresentação de candidaturas na referida lista indicativa até Setembro do próximo ano, estando prevista uma decisão final em Outubro de 2009.
Para que o património Galego e Português venha a ser considerado Património da Humanidade, a Associação Ponte nas Ondas tem tido um papel fundamental, tendo já desenvolvido contactos junto dos Governos de Portugal, Espanha e da Junta da Galiza.
A Associação do Grupo de Caretos também tem um papel activo neste projecto, através da realização de diversas actividades alusivas à cultura popular. A estas iniciativas tem-se juntado a Casa do Careto de Podence, que, com o seu dinamismo e a sua exposição permanente, tem contribuído para que este património seja preservado e divulgado além fronteiras.
Dado o seu reconhecimento nacional e, até, internacional, os Caretos de Podence já são uma referência do património cultural português.